top of page
  • Foto do escritorColaboradores

Horta vertical: a solução para os pequenos espaços

Redação





Com a verticalização dos imóveis, muitos podem pensar que está cada vez mais inacessível ter uma horta em casa. Mas a tendência das hortinhas verticais provam o contrário. Principalmente para quem mora em apartamento, esse tipo de cultivo é extremamente eficaz, porque, além de ocupar pouco espaço, também consegue ser prático.

Pensando na harmonização do espaço e, é claro, na durabilidade da horta, às vezes pode ser vantajoso contar com a orientação de um paisagista, pois, além de melhorar o visual do projeto, o profissional indicará os procedimentos necessários para a conservação do ambiente.

Além de determinar a parede na qual você deseja aplicá-la e o tipo de recipiente no qual ela estará inserida, também é fundamental pensar em quais plantas você deseja ter na sua horta. Alguns vegetais possuem maior ou menor necessidade de sol e água, por exemplo. Assim, é importante que você analise qual tipo de plantio se adequaria melhor no ambiente escolhido.

Acredita-se que a forma mais simples de começar uma hortinha orgânica em casa, seja plantando temperos utilizados na cozinha. Para quem não tem muita intimidade com o mundo do plantio, essa pode ser uma estratégia que incentive a prática já que na hora de preparar uma refeição, sempre haverão ingredientes frescos para incrementar a receita. De cultivo e manutenção fáceis, algumas plantas podem ser colhidas em até 30 dias. Pensando nesse ponto de partida, os temperos mais comuns são:

* Manjericão: deve ser cultivado em lugares com temperatura superior a 18°C, podendo ser cultivado o ano todo em regiões onde o clima quente predomina. Requer alta luminosidade, e a muda deve receber irrigação diária e moderada.


* Alecrim: se adapta a diferentes temperaturas e pode passar até três dias sem ser regado, o que é ótimo para quem não tem tanto tempo para se dedicar à horta.


* Salsa: para que não floresça precocemente, precisa ser plantada em lugar com clima ameno, que não ultrapasse os 22°C. A salsa necessita de luz solar, mas é importante evitar a exposição nos horários mais quentes do dia. Solo úmido, mas não encharcado, é fundamental.


* Tomilho: no quesito temperatura, trata-se de uma planta extremamente adaptável. Recomenda-se a irrigação a cada dois dias, porque quanto menor a umidade do vaso, melhor o aroma do tomilho. A muda necessita de alta luminosidade.


* Orégano: também é adaptável a diferentes temperaturas, e não suporta excessos no solo nem muito seco, nem muito úmido. Quanto mais luz solar receber, mais aromáticas serão as folhas.

* Hortelã: devido à raiz profunda, recomenda-se que seja plantada isolada em um vaso, não atrapalhando o desenvolvimento das plantas vizinhas. Gosta de estar protegida do vento, prefere temperaturas amenas, e precisa de um solo úmido.


* Pimenta: assim como a hortelã, também deve ser plantada em vaso isolado já que precisa de espaço para se desenvolver. Como existem diferentes espécies, é preciso estar atento às particularidades dessas variações, pois podem apresentam necessidades diferentes. Todas, porém, se desenvolvem melhor em ambientes iluminados.

1.097 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Turismo: a grande vocação do Vale, Litoral e Serra

Por Sérgio Victor Segundo dados pré pandemia do Ministério da Economia, o turismo em nossa região gera mais de R$15 bilhões de reais por ano e atrai mais de 41 milhões de turistas, que se dividem nos

Equilibre as energias do seu lar!

Por Alessandra Gabriel Ofereço aqui através da minha visão holística uma série de dicas que vão desde decoração ao estilo feng shui para tornar a sua casa um lugar acolhedor. O bloqueio imposto devido

bottom of page