• Colaboradores

Equilibre as energias do seu lar!

Por Alessandra Gabriel


Ofereço aqui através da minha visão holística uma série de dicas que vão desde decoração ao estilo feng shui para tornar a sua casa um lugar acolhedor.


O bloqueio imposto devido à pandemia do coronavírus nos fez reavaliar nossas casas, pois se tornaram não apenas um refúgio para combater a pandemia, mas também escritórios, academias, salas de leitura e escolas, hoje em dia fazemos em casa todas as atividades que costumávamos fazer em outros lugares. Procure um design de interiores e peça que ele elabore um guia para renovar a sua casa através de diferentes tipos de estilos, centrados na ordem, higiene, harmonia e equilíbrio cromático.


Seguem aqui alguns passos que você pode tomar para promover a harmonia em casa - essa bolha que muitos de nós estão agora 24 horas por dia, sete dias por semana.


Harmonia como fonte de felicidade


Irá ajudá-lo a viver melhor no seu ambiente doméstico e natural, por meio do uso de elementos naturais e primários.


Bons hábitos e condutas

Estilo zen


Este é um design de interiores oriental que busca a conexão entre o indivíduo e a natureza. É o caso do estilo feng shui, onde a luz natural, cores neutras como o branco ou bege e a vegetação são elementos que devem estar presentes em todos os cantos da casa para descobrir a noção de qi (a energia vital que os objetos transmitem).


Estilo japandi


O estilo Japandi mescla o estilo japonês com o escandinavo, combinando elementos aparentemente opostos. Misturar materiais naturais com outros mais sintéticos, optar por espaços em branco ou bege e colocar móveis baixos em áreas-chave como a cozinha ou o quarto são alguns dos truques que lhe permitirão desfrutar de uma casa mais equilibrada.

Quarto principal


Passamos muito tempo em nossos quartos, e eles são um dos espaços mais pessoais de nossas casas. É por isso que escolher a decoração certa, aproveitar ao máximo a luz natural, planejar como você vai organizar suas peças decorativas e o esquema de cores de cada área são alguns dos primeiros passos a considerar ao projetar seu espaço.


Aplique os princípios básicos do Feng Shui


Para atrair energia positiva para um quarto principal, os principais designers de interiores são guiados pelos princípios do Feng Shui, a filosofia oriental que busca conectar os espaços com a natureza por meio da ordem, da luz natural e das plantas.


Se você deseja que seu quarto seja verdadeiramente zen, recomendamos colocar sua cama em ângulo com a porta do quarto e realçar a simplicidade de cada área com tons neutros, grandes janelas, tecidos naturais, móveis de madeira, flores perfumadas e iluminação aconchegante.


No mundo frenético de hoje, é mais importante do que nunca criar um espaço calmo e sossegado que lhe permita recarregar as baterias.

Criar uma residência tranquila vai além da estética do design e dos objetos dentro de um espaço; começa com práticas simples e conscientes que permitem que você se sinta livre do estresse. Não importa o seu estilo de vida, aqui estão algumas maneiras práticas de transformar sua casa em um retiro equilibrado e tranquilo.

Organização

Reserve algum tempo para cuidar do armário bagunçado ou das pilhas de correspondência que o está atrapalhando. Você vai sentir a tensão escapar imediatamente dos ambientes enquanto joga fora os itens desnecessários.

Passe algum tempo limpando itens não usados, pense em doação e invista em ferramentas organizacionais atraentes, como cestas de tecido, potes transparentes de grandes dimensões e inserções de gaveta.


Aventure-se com cor


A simples adição de uma parede colorida ou peça de destaque pode transformar o clima de qualquer ambiente. Têxteis brancos sedosos oferecem uma sensação de elegância e serenidade, enquanto um tom de narciso amarelo pode adicionar a quantidade certa de exuberância e trazer mais energia. Escolher um esquema de cores certo pode ser um desafio, então experimente diferentes tons e combinações para determinar como eles podem impactar a sensação do seu espaço. Isso é muito íntimo, se atente ao que mais te agrada e te atrai.

Se você está sentindo que precisa de uma casa tranquila, recomendo pintar seus cômodos com cores frias. Tons de azul, verde e combinações são os melhores.



Abrace o poder das plantas


Quando procuram recarregar as energias após uma semana estressante, as pessoas costumam ir de encontro com a natureza. Então por que não trazer essas qualidades restauradoras para dentro de casa? Além de dar um toque de verde ao seu projeto, também, de acordo com um estudo feito pela Nasa, as plantas eliminam as toxinas dos espaços internos, reoxigenando sua casa.


Encontrar um equilíbrio


A tradição chinesa do feng shui enfatiza o equilíbrio de forças opostas, conectadas: yin e yang. A ideia básica da prática antiga também incorpora inúmeros aspectos e abordagens dentro da decoração. Desde a criação de simetria completa em uma sala de jantar até brincar com peças claras e escuras.


Raios de luz natural


Um ambiente com iluminação natural aumenta a produtividade, melhora o humor e cria uma atmosfera geral tranquila, mais do que um ambiente com iluminação artificial. Para moradores de apartamentos com poucas ou nenhuma janela, tente incorporar superfícies reflexivas nos ambientes. A quantidade de luz natural dobrará imediatamente, permitindo que a luz do sol reflita em grandes espelhos estrategicamente colocados ou peças laqueadas.


Considere o uso de aromaterapia


Uso de velas perfumadas têm a capacidade de lançar um brilho aconchegante e convidativo além de preencher o ambiente com um aroma agradável. A memória olfativa é uma ferramenta poderosa para ajudar as pessoas a se transportarem para uma escapadela de sonho ou lugares felizes. Tente encontrar uma vela que o lembre de seus destinos de viagem favoritos ou invista em aromas de eucalipto, cânfora, lavanda ou com qualidades relaxantes. Não gosta de velas acesas? Os difusores de óleo essencial são uma ótima alternativa e permitem que você faça sua própria mistura de aromas através de óleos essenciais.


Sua casa nutre ou esgota sua energia o que te faz feliz ou exausto.


Então observe o que te agrada ou desagrada e harmonize -se!


Faça da sua casa seu reino!


Namastê

Alessandra Gabriel

Terapeuta Holística | Spa Luz e Vida

@alessandragabriel_spaluzevida


4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Turismo: a grande vocação do Vale, Litoral e Serra

Por Sérgio Victor Segundo dados pré pandemia do Ministério da Economia, o turismo em nossa região gera mais de R$15 bilhões de reais por ano e atrai mais de 41 milhões de turistas, que se dividem nos