top of page
  • Foto do escritorColaboradores

Como transformar "água em vinho" no mundo dos negócios pós-pandemia

Por Erik Penna



Segundo pesquisa do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), 89% dos micros e pequenos negócios foram impactados e tiveram redução do faturamento em 2020, em comparação ao mesmo período de 2019 (1º quadrimestre do ano). Isso é preocupante, mas como um negócio pode se reinventar num momento tão conturbado e se preparar para o pós-pandemia?

Realmente o mercado está difícil e, muitas vezes, desmotivador. De toda forma, por mais complicado que seja o momento, é importante lembrar que se trata apenas de um período. O caminho pode estar penoso, mas não é eterno, é só um pedaço do trajeto.

A seguir, alguns passos que contribuem na reconstrução de resultados e comportamentos:

- Propósito: o primeiro passo na busca por reinventar o negócio é pensar qual o verdadeiro propósito dele. Por exemplo: um buffet não pode, por enquanto, realizar festas presenciais, mas é possível rever a missão e ofertar momentos felizes. Afinal, se os clientes não podem ir até o salão, o buffet pode propiciar uma festa na casa do cliente, levando brinquedos, infláveis, bolo, doces, salgados e criando uma festa virtual com convidados e monitores. Essa ideia é válida para inúmeros negócios, principalmente aqueles que ainda não descobriram outras formas de perpetuar a empresa.

- Dor: é preciso refletir sobre qual tem sido a nova dor do consumidor. Esse foi o caso de uma gráfica que vendia impressos e formulários e viu as vendas despencarem. A partir daí, o diretor percebeu que a venda de embalagens para delivery poderia resolver a dor de muitas empresas, que começavam a operar com entregas, e estavam em busca de embalagens para acondicionar produtos.

- Siga o dinheiro: pesquisar no Google Trends (ferramenta gratuita que permite acompanhar a evolução do número de buscas por uma determinada palavra-chave ao longo do tempo) as palavras mais buscadas, é outra dica. Assim, será possível descobrir o interesse desses possíveis compradores e para onde o dinheiro deles está indo.

- Marca: se mesmo com todas as ideias e iniciativas não for possível fazer venda, há chances de fazer marca. Cuidar da presença online da empresa, produzir posts criativos e divulgar ações na internet, são algumas ações inteligentes. É preciso se manter bem posicionado na cabeça do cliente.

- Qualificação: é importante treinar a equipe de forma on-line, aproveitar que agora existe tempo disponível para capacitar todo o pessoal para servir, atender um novo perfil de cliente com maestria e sem fricção, destacando o protagonismo que cada um pode exercer numa eventual economia de baixo contato que vem por aí.

- Clientes:

* Cauteloso: com a segurança, como medo e maior zelo com a saúde. Portanto, não basta ser, é preciso parecer, ou seja, mostrar e comunicar aos clientes internos e externos todas as medidas sanitárias adotadas;

* Conectado: muito bem informado e digitalizado pós-quarentena em casa, full time na internet;

* Decaído: pode-se preparar combos e ofertas para que, se o cliente chegar com menos dinheiro no bolso, seja possível fazer negócio com ele.

- Ansiedade: o momento é de muita ansiedade e a pergunta que se destaca é: "Quando tudo isso vai acabar?".

Segundo a OMS-Organização Mundial da Saúde, o Brasil é o país mais ansioso do mundo. E com a pandemia, essa ansiedade aumentou. Inclusive, um estudo recente da UERJ-Universidade Estadual do Rio de Janeiro apontou que os casos de depressão dobraram entre os entrevistados, enquanto as ocorrências de ansiedade e estresse tiveram um aumento de 80% nesse período de coronavírus.

É viável afirmar que ansiedade é na verdade um excesso de futuro, uma preocupação extrema com o que está por vir. Assim, o indivíduo deixa de aproveitar o momento, não identifica a alegria do hoje, não percebe a paixão que precisa ter pelo agora.

Não se sabe exatamente quando a pandemia irá terminar. Mas é possível minimizar a ansiedade e melhorar o dia mudando o foco e a pergunta para: "O que se pode fazer de melhor hoje?".

Então, menos ansiedade, mais alegria e paixão pelo hoje!



Erik Penna é especialista em vendas, autor de 6 livros, palestrante de vendas e empreendedorismo, e já apresentou mais de 1000 palestras no Brasil e no exterior.

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Turismo: a grande vocação do Vale, Litoral e Serra

Por Sérgio Victor Segundo dados pré pandemia do Ministério da Economia, o turismo em nossa região gera mais de R$15 bilhões de reais por ano e atrai mais de 41 milhões de turistas, que se dividem nos

Equilibre as energias do seu lar!

Por Alessandra Gabriel Ofereço aqui através da minha visão holística uma série de dicas que vão desde decoração ao estilo feng shui para tornar a sua casa um lugar acolhedor. O bloqueio imposto devido

bottom of page