top of page
  • Foto do escritorColaboradores

Como identificar que seu cachorro está com dor?

Da Redação


Saber quando seu cão está sentindo dor é fundamental para ajudá-lo. Muitas vezes é difícil identificar dor em nosso animal de estimação. Por isso aqui vão algumas dicas que podem ajudar a identificar se seu cachorro está precisando de ajuda.


Perda de apetite: Este sintoma muitas pessoas não associam à dor. Mas é um sinal de que

algo não vai bem. Fique atento! Se ele continuar sem querer comer por algumas vezes, procure seu veterinário.


Agressividade: Um cão que é normalmente muito amigável pode se tornar agressivo e até mesmo tentar morder quando está com dor intensa. Especialmente se eles são tocados em uma área que dói. Outros podem buscar mais atenção de sua família, muito mais do que o habitual. Outras mudanças de comportamento, como se recusar a subir as escadas, não querer abaixar a cabeça para comer ou não saltar para cima do sofá, são grandes pistas para você detectar uma dor no pescoço ou nas costas.



Respiração ofegante: Você sabia que ficar ofegante é sinal de dor em cães? Este sintoma é muito difícil de ser detectado, uma vez que ficar ofegante é uma coisa muito normal para eles. Se seu cão ficar ofegante de repente ou no meio da noite, atenção, e procure outros sinais de dor.


Lambida: Se o seu cão está lambendo em excesso uma área localizada, isso pode indicar que dói. Muitos cães vão lamber suas feridas, os coxins das patas feridas e outras áreas do corpo onde sente dor. Nem sempre é óbvio que alguma coisa dói, mas geralmente é fácil dizer que algo não está certo quando você pegar seu cachorro mastigando e lambendo insistentemente um determinado ponto.


Mancar: Os cães podem mancar por várias razões, todas elas relacionadas à dor. Na velhice os cães costumam ter artrite. Algumas pistas de que seu cão está com dor relacionada à artrite pode ser quando ele se recusa a subir as escadas ou tem dificuldade para se levantar. Se ele for jovem e estiver mancando, pode estar com um caco de vidro ou outra coisa na pata ou até mesmo uma fratura.


Dor de barriga: Salivação excessiva é uma boa indicação de náusea e claro, vômitos, diarreia são sinais fáceis de serem identificados como dores abdominais.


Uivar: Gritar de dor pode ser a melhor maneira de um cão dizer às pessoas de que algo dói. Uivar ou choramingar sem motivo aparente pode ser um sinal de dor em seu cão. Saber de onde a dor vem pode ser a parte mais difícil neste caso. Se o seu cachorro chora quando uma determinada área é tocada, leve-o ao veterinário.

26 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Turismo: a grande vocação do Vale, Litoral e Serra

Por Sérgio Victor Segundo dados pré pandemia do Ministério da Economia, o turismo em nossa região gera mais de R$15 bilhões de reais por ano e atrai mais de 41 milhões de turistas, que se dividem nos

Equilibre as energias do seu lar!

Por Alessandra Gabriel Ofereço aqui através da minha visão holística uma série de dicas que vão desde decoração ao estilo feng shui para tornar a sua casa um lugar acolhedor. O bloqueio imposto devido

bottom of page