top of page
  • Foto do escritorColaboradores

Circuitos rurais são ótima opção para passeios nos dias frios

Região do Vale do Paraíba e Serra da Mantiqueira oferecem lindas paisagens


Da redação



Um carro de boi chorando, lento em seu percurso, cheiro da terra, um café no bule, um pedaço de bolo acabado de sair do forno a lenha, uma moda de viola uma festa ao cair da noite no coreto da praça.


Só quem se deixa transportar para esta maravilha de nossas terras caipiras, pode sentir o quanto sua alma pode se elevar e seu espírito sossegar. São muitas as estradas que nos levam às coisas boas do campo e creiam que a iniciativa é sempre compensadora. História, Hotéis Fazenda de todos os estilos, Fazendas Históricas, Turismo Rural pedagógico, agroturismo, muitas são as opções sadias e reconfortantes.


O Turismo Rural é sem dúvida um mundo de oportunidades, para quem explora e para quem visita. Nesta vida agitada dos grandes centros, a alma por vezes nos pede paz, tranquilidade, e nosso espírito quer reflexão e meditação. É ai que o caminho se abre para um contato íntimo e direto com as coisas da terra.


O Vale do Paraíba Paulista guarda um acervo histórico e cultural de raízes marcadamente rurais, herdado de importantes ciclos econômicos do inicio da colonização, como o ciclo do café, ciclo este que teve importante papel, no desenvolvimento da região e de todo o hoje Cone Leste Paulista. Aliado a este importante legado, juntam-se propriedades típicas rurais, como a pecuária de leite da região de Guaratinguetá e as fazendas históricas de Taubaté, Pindamonhangaba, Caçapava, Cunha, Paraibuna, São Luíz do Paraitinga, Redenção da Serra, Lorena, Cachoeira Paulista e muitas outras na maioria das cidades que compõem esta região.


Outros aspectos que justificam o valor do Turismo Rural no Vale do Paraíba é a natureza pródiga, misturando paisagens, formando extensas áreas planas, ladeando o "Rio Paraíba do Sul", tendo de um lado a Serra da Mantiqueira e do outro a Serra do Mar, trechos de matas exuberantes, cachoeiras, estradas bucólicas que nos levam a paraísos nunca por nós antes imaginados, riachos sinuosos de água límpida e cristalina e a um povo que faz questão de manter suas culturas e tradições.


Por isso, pegar a estrada, entrar em cidades, por vezes não tão faladas ou até mesmo distantes da Rodovia Presidente Dutra, poderá nos trazer gratas surpresas e finais de semana inesquecíveis. Aventure-se. Conheça, Cunha, São Bento do Sapucaí, Paraibuna, Silveiras, Cachoeira Paulista, descubra o interior do Vale do Paraíba Paulista e creia, será a viagem mais grata de recordar de sua vida.

Fonte: gazetavaleparaibana.com

15 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Turismo: a grande vocação do Vale, Litoral e Serra

Por Sérgio Victor Segundo dados pré pandemia do Ministério da Economia, o turismo em nossa região gera mais de R$15 bilhões de reais por ano e atrai mais de 41 milhões de turistas, que se dividem nos

Equilibre as energias do seu lar!

Por Alessandra Gabriel Ofereço aqui através da minha visão holística uma série de dicas que vão desde decoração ao estilo feng shui para tornar a sua casa um lugar acolhedor. O bloqueio imposto devido

bottom of page