top of page
  • Foto do escritorColaboradores

5 Razões para Consumir Maçãs Orgânicas


Da Redação


Maçãs de todos os jeitos e cores e comê-las cruas traz muitos benefícios à saúde. No entanto, é preciso lembrar que a maçã é um dos alimentos frescos mais contaminados com pesticidas e inseticidas – o segundo, logo a seguir a morango, no ranking da Environmental Working Group. Portanto, comprar maçãs orgânicas pode ser a melhor opção não só para a sua saúde como para a saúde do planeta. Se ainda não está convencido, destacamos aqui cinco bons motivos para comprar maçãs orgânicas:


1. Livres de pesticidas. Apesar de os efeitos dos pesticidas no nosso corpo ainda não serem completamente conhecidos, sabe-se que podem afetar a função nervosa, levando a sintomas como depressão, ansiedade, irritabilidade, problemas de memórias, etc. De qualquer forma, certamente não vai querer aumentar o consumo de uma substância que não vai fazer nada de bom.


2. São mais nutritivas. Podem não ser tão bonitas, pois geralmente são menores, com forma irregular e com algumas marcas, mas têm uma maior concentração de nutrientes. Uma revisão de 343 estudos publicada no British Journal of Nutrition revelou que as frutas e vegetais orgânicos contêm 20 a 40% mais antioxidantes. A maçã é rica em antioxidantes que previnem distúrbios metabólicos, como destaca a publicação.


3. São mais amigas do ambiente. Uma vez que não se recorre ao uso de substâncias químicas, as fazendas de produção de maçãs orgânicas selecionam áreas e regiões onde as maçãs se dão e crescem melhor. Portanto, não se força a terra com adubos para produzir algo que ela nem tem condições para produzir bem e assim se respeitam os ciclos da natureza.


4. Tem gosto melhor. Os níveis mais altos de antioxidantes e a menor quantidade de substâncias químicas também parecem resultar num melhor sabor e aroma. Só o fato de as maçãs crescerem nos locais e nos solos que melhor as recebem já pode contribuir muito para um sabor mais adocicado.


5. Não são muito mais caras quando são sazonais. As frutas e os vegetais orgânicos são de fato mais caros, mas quando são comprados respeitando a sua sazonalidade, geralmente os preços não são assim tão mais altos do que a versão comum.

2 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Turismo: a grande vocação do Vale, Litoral e Serra

Por Sérgio Victor Segundo dados pré pandemia do Ministério da Economia, o turismo em nossa região gera mais de R$15 bilhões de reais por ano e atrai mais de 41 milhões de turistas, que se dividem nos

Equilibre as energias do seu lar!

Por Alessandra Gabriel Ofereço aqui através da minha visão holística uma série de dicas que vão desde decoração ao estilo feng shui para tornar a sua casa um lugar acolhedor. O bloqueio imposto devido

bottom of page