• Colaboradores

Rica em vitamina C, goji berry é importante aliada do sistema imunológico, revela estudo

Fruta de origem asiática possui alto teor de nutrientes, com minerais, fibras, aminoácidos, vitaminas e antioxidantes, que contribuem para o bom funcionamento do organismo


Por Central Press



Foto: Freepik


Usada tradicionalmente na medicina chinesa, a goji berry é um fruto da planta Lycium barbarum, com origem nas montanhas do Tibet, na Ásia. A pequena fruta vermelha ficou popularmente conhecida em outras regiões do mundo pelo alto teor de nutrientes, como vitaminas, minerais, fibras, aminoácidos e antioxidantes. Segundo estudo da Universidade de Sidney, a goji berry reúne diversos benefícios para a saúde e é considerada uma forte aliada do sistema imunológico.

De acordo com a engenheira de alimentos Melissa Carpi, a fruta pode ser incluída em receitas para associar os benefícios nutricionais com novos sabores. “Por ser importada, ela dificilmente é encontrada in natura no Brasil. A versão da goji berry desidratada tem um valor mais acessível, mantendo todos os nutrientes. A melhor forma de inserir a fruta na rotina é consumi-la como snack, ou ainda adicionada a cereais, frutas e iogurtes”, explica a gerente de inovação de produto da Jasmine Alimentos, empresa especializada em alimentos saudáveis.

Imunidade fortalecida A goji berry concentra grandes quantidades de vitamina C. Apenas 100 gramas de fruta contam com 50 vezes mais vitamina C do que em uma laranja, por exemplo. Esse nutriente é um importante aliado do sistema imunológico, por aumentar a produção de glóbulos brancos e aumentar os níveis de anticorpos, evitando que o corpo fique vulnerável a doenças.

Prevenção de doenças cardiovasculares Além da vitamina C, a goji berry também reúne vitaminas A, B6 e E. Juntas, elas têm elevada ação antioxidante, que ajudam a reduzir o colesterol ruim, responsável por doenças cardiovasculares. Os nutrientes também ajudam a reduzir a quantidade de homocisteína, que está relacionado ao surgimento de problemas cardíacos.

Mais energia e bem-estar Por possuir vitaminas do complexo B, que aceleram o metabolismo, a goji berry aumenta a produção de energia do corpo. Os nutrientes também ajudam na produção de serotonina, hormônio responsável por causar a sensação de bem-estar.

Melhora na visão A goji berry possui alta concentração de carotenóides, que são responsáveis pela manutenção da saúde dos olhos. Os antioxidantes presentes na fruta também protegem os olhos de radicais livres, que podem causar doenças como catarata.

Bom funcionamento do intestino As fibras presentes na goji berry, somadas à ingestão regular de líquidos, ajudam no bom funcionamento do intestino.

7 visualizações0 comentário
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 - Revista Vitti

Design criado por Murilo Baracho e Renata Cundari