• Colaboradores

“Pomares urbanos” leva frutas para áreas verdes de Taubaté

PMT





O projeto “Pomares Urbanos”, desenvolvido pela Secretaria de Meio Ambiente de Taubaté, promoveu nos últimos seis meses o plantio de 1.140 árvores em praças e áreas verdes públicas da cidade, entre as quais 360 mudas de espécies frutíferas.


Os espaços receberam mudas de acerola, amora negra, araçá amarelo, atemoia, cambuci, carambola, goiaba, graviola, lichia, pitanga, romã, uvaia e castanheira do Maranhão. Também foram plantadas 780 mudas de espécies nativas como pata-de-vaca, paineira, aroeira pimenteira, aroeira salsa, pau-brasil, jacarandá, quaresmeira, ipê e oiti.


Foram contempladas neste período praças e áreas verdes em 20 bairros da área urbana de Taubaté: Água Quente, Alto de São Pedro, Areão, Barranco, Belém, Caixa d’Água, Cavarucanguera, Centro, Estiva, Imaculada Conceição, Independência, Itaim, Jardim Gurilândia, Jardim Maria Augusta, Monção, Piracangaguá, Quiririm, São Gonçalo, Una e Vila dos Comerciários II. Novos plantios estão previstos para o segundo semestre de 2020, após o período de estiagem.


O objetivo do Projeto Pomares Urbanos é incrementar a cobertura arbórea do município, especialmente em praças e áreas de lazer de acesso público, estimulando as comunidades para a experiência do consumo de frutos colhidos diretamente do pé. Este é um exemplo de como a arborização urbana pode contribuir com a manutenção da qualidade ambiental e de vida dos moradores da cidade. 

0 visualização
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 - Revista Vitti

Design criado por Murilo Baracho e Renata Cundari