• Colaboradores

Dicas para deixar o almoço de Dia das Mães ainda mais especial



Por Chef Bianca Folla


Dia das Mães está chegando e que tal surpreender sua mãe e também toda a família até mesmo nos detalhes? 

Animou? Então confira estas dicas para deixar o almoço delas muito mais especial e bonito. E para completar aprenda sobre a origem desse dia tão especial. 

A origem do Dia das Mães 

O Dia das Mães surgiu nos Estados Unidos, em homenagem à Ann Marie Reeves Jarvis, uma importante ativista. Um dos seus grandes feitos foi a fundação do Mothers Days Works Clubs, um grupo de cuidados e orientações destinado às mães que tinha como objetivo diminuir a mortalidade de crianças em famílias de trabalhadores. 

Após a sua morte, sua filha Anna Jarvis, conseguiu, em 1908, que a sua igreja celebrasse um culto para homenagear não são só a sua mãe, mas todas as mães da comunidade. Esse acontecimento ficou famoso na época e acabou chamando muita atenção dos governantes.  Já em 1914, o presidente Wodroow Wilson (1913-1921), orientado diretamente por Anna Jarvis, oficializou a proposta de que o Dias das Mães fosse comemorado todos os anos no segundo domingo de maio.  Logo, a data se tornou internacional, chegando no Brasil em 1932.  Interessante, não? 

Como preparar a casa para o Dia das Mães 

Tradicionalmente, o Dia das Mães é comemorado com um delicioso almoço, reunindo gerações. Então, nada melhor do que caprichar no cardápio, escolhendo pratos que tenham algum significado para a família. Sabe aquela receita antiga da vovó? O Dia da Mães é perfeito pra ela. 

Além de pratos com grande carga afetiva, escolha um menu que agrade todos os convidados e que seja atraente também para as crianças. Não se esqueça dos aperitivos, das bebida preferidas de cada um e também das restrições alimentares, seja por saúde ou por estilo de vida. E claro, capriche nas sobremesas. 

Para decorar a casa e a mesa do almoço de Dia das Mães, nada melhor que usar flores naturais. Elas são delicadas e elegantes, combinando muito bem com a ocasião. Distribua pequenos arranjos pela casa: na mesinha de canto da sala, no aparador e até mesmo sobre a pia dos banheiros. 

Porém, na mesa do almoço, tome o cuidado em não usar flores muito perfumadas ou arranjos muito grandes que acabe atrapalhando as conversas entre os convidados. 

Se você tem horta em casa, coloque junto com as flores, galhos de ervas frescas como alecrim, manjericão, orégano. Fica bonito e traz um aroma suave para a mesa. 

Outra dica muito especial para enfeitar a casa é espalhar fotos da família pelos ambientes. Isso vai trazer boas lembranças e render conversas calorosas. Coloque em porta retratos em lugares estratégicos, para que todos possam ver. 

Quer surpreender ainda mais seus convidados? Então que tal usar desenhos das crianças para decorar também a casa. Peça para os pequenos desenharem suas mães e também toda a família e exponha os trabalhos como em uma galeria de arte. Todos vão se derreter com isso. 

Na mesa do almoço, além das flores, use os melhores talheres, pratos e copos, etc. Escolha os mais sofisticados ou mesmo aqueles que você sabe que vão agradar mais. Aproveite também para usar aquelas peças antigas de família que foram herdadas e contam muitas histórias: a toalha de renda, o guardanapo de linho bordado, o prato florido. 

Como você pode ver, para fazer algo bonito e único para as mães não é preciso complicar. Basta abusar da criatividade e aproveitar tudo que tiver por perto. Com essas dicas, muito amor e muito carinho, tenho certeza que todos, e especialmente as mamães vão adorar o almoço. 


Acompanhe a Chef Bianca no site: www.achefemcasa.com.br

35 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 - Revista Vitti

Design criado por Murilo Baracho e Renata Cundari