• Colaboradores

Comércio das cidades do Vale do Paraíba retorna às atividades

Processo de retomada consciente tem diferentes configurações nas cidades da região


Da Redação | Foto por: Lohaine Macedo

Nesta segunda-feira (1), logo com o início do mês de junho começou a retomada consciente das atividades do comercio em meio à superação da pandemia de COVID-19 no estado de São Paulo. Aqui no Vale do Paraíba mesmo com diferentes configurações, as cidades da região já se adaptaram à nova realidade.

O protocolo exige a continuidade no uso de máscara, álcool gel, distanciamento social e demais medidas de prevenção. Além da preparação das equipes de atendimento e de limpeza para práticas preventivas ao Covid-19.

Em Taubaté, de acordo com os decretos municipais fica proibido nas lojas o uso de provadores e a orientação é rigorosa sobre a limpeza. Já o funcionamento das lojas vai das 10h às 18h para o comércio no centro e nos bairros; e das 12h às 20h para os shoppings da cidade, que terão suas lojas e quiosques abertos, enquanto as atividades de alimentação funcionarão apenas nos sistemas Delivery e Drive Thru. O funcionamento do comércio em geral vai de segunda à sexta, ficando proibida a abertura aos fins de semana e feriados. Nos escritórios é indispensável manter a distância entre os funcionários e o home office ainda é o mais indicado.

Com higienização de parquímetros e kit de prevenção para os agentes, a prefeitura retoma as atividades da Zona Azul depois de mais de dois meses suspensas e aumenta o efetivo do transporte público em 50%.

Essas regras seguem o mesmo padrão de orientação de comportamento nas demais cidades da região.

Em São José dos Campos, a partir de hoje a oferta do transporte público é de 80% do serviço, mas a prefeitura ressalta que assim como a flexibilização do Governo do Estado de São Paulo, a medida é gradativa e será acompanhada diariamente para possíveis ajustes e alterações, com o foco no melhor atendimento aos usuários. A Secretaria de Mobilidade Urbana da cidade, reforça ainda que os cuidados para conter a disseminação do Covid 19 precisam ser mantidos e que não será permitida a entrada de usuários sem máscaras no transporte público.

Em Pindamonhangaba a prefeitura já anuncia a reabertura do Centro Comercial 10 de julho, que passava por processo de revitalização e abrirá suas portas nos próximos dias acompanhando o movimento da retomada consciente.

Do outro lado, em Guaratinguetá, a reabertura do comércio (com restrições) acontece de maneira diferente: os estabelecimentos de um lado da rua, com numerais ímpares, abrirão pela manhã, das 9h às 13h. Já os do outro lado da rua, com numerais pares, estarão abertos no período da tarde, das 14h às 18h.

Assim como Guaratinguetá, toda região do Vale do Paraíba está na fase 2 do Plano SP do Governo Estadual, que decretou a flexibilização do comércio a partir desta segunda-feira.

15 visualizações
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 - Revista Vitti

Design criado por Murilo Baracho e Renata Cundari