• Colaboradores

Casas do Idoso fazem mais de 9 mil atendimentos à distância em São José dos Campos




Idosos do serviço Centro Dia recebem e desenvolvem atividades em casa com a orientação dos profissionais das Casas do Idoso - Foto: Divulgação

Mesmo com as atividades presenciais suspensas em função da pandemia do coronavírus, as Casas do Idoso de São José dos Campos continuam levando assistência para aqueles que usam o serviço. Desde o fechamento na segunda quinzena de março até o dia 15 de junho, as quatro unidades contabilizaram 9.393 atendimentos via telefone ou internet.

A assistência de forma remota inclui orientações feitas por geriatras, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física, assim como terapeutas ocupacionais. Tudo para dar continuidade ao acompanhamento dos idosos mesmo durante o distanciamento.

Para a assistente social Érica Cursino Rabelo, há 7 anos na Casa do Idoso Leste, o atendimento remoto chega a ser inovador diante da rotina habitual da unidade. “Estamos acostumados com a presença dos idosos, com o contato próximo, a energia, mas nos adaptamos para continuar junto deles neste momento e está funcionando.”

Ela afirma que a equipe está sempre atenta às necessidades dos idosos. “Fazemos o contato por telefone, mídias sociais e sempre que percebemos sinais de tristeza ou depressão procuramos auxiliar com uma escuta qualificada, orientações, carinho.”

E com esse contato, mesmo que à distância, eles continuam cada vez mais conectados com os profissionais "Eles se preparam para as lives e vídeos que fazemos via Facebook, interagem com a gente, mandam fotos, mensagens. Estão nos surpreendendo”, conclui.

Todos os atendimentos à distância estão disponíveis aos idosos que frequentam os centros de convivência, Centro Dia, assim como os serviços de fortalecimento de vínculos e proteção básica em domicílio de todas as unidades das Casas do Idoso. Somente as lives realizadas no Facebook são abertas ao público.

4 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Turismo: a grande vocação do Vale, Litoral e Serra

Por Sérgio Victor Segundo dados pré pandemia do Ministério da Economia, o turismo em nossa região gera mais de R$15 bilhões de reais por ano e atrai mais de 41 milhões de turistas, que se dividem nos

Equilibre as energias do seu lar!

Por Alessandra Gabriel Ofereço aqui através da minha visão holística uma série de dicas que vão desde decoração ao estilo feng shui para tornar a sua casa um lugar acolhedor. O bloqueio imposto devido