• Colaboradores

Casas do Idoso fazem mais de 9 mil atendimentos à distância em São José dos Campos




Idosos do serviço Centro Dia recebem e desenvolvem atividades em casa com a orientação dos profissionais das Casas do Idoso - Foto: Divulgação

Mesmo com as atividades presenciais suspensas em função da pandemia do coronavírus, as Casas do Idoso de São José dos Campos continuam levando assistência para aqueles que usam o serviço. Desde o fechamento na segunda quinzena de março até o dia 15 de junho, as quatro unidades contabilizaram 9.393 atendimentos via telefone ou internet.

A assistência de forma remota inclui orientações feitas por geriatras, psicólogos, nutricionistas, fisioterapeutas, professores de educação física, assim como terapeutas ocupacionais. Tudo para dar continuidade ao acompanhamento dos idosos mesmo durante o distanciamento.

Para a assistente social Érica Cursino Rabelo, há 7 anos na Casa do Idoso Leste, o atendimento remoto chega a ser inovador diante da rotina habitual da unidade. “Estamos acostumados com a presença dos idosos, com o contato próximo, a energia, mas nos adaptamos para continuar junto deles neste momento e está funcionando.”

Ela afirma que a equipe está sempre atenta às necessidades dos idosos. “Fazemos o contato por telefone, mídias sociais e sempre que percebemos sinais de tristeza ou depressão procuramos auxiliar com uma escuta qualificada, orientações, carinho.”

E com esse contato, mesmo que à distância, eles continuam cada vez mais conectados com os profissionais "Eles se preparam para as lives e vídeos que fazemos via Facebook, interagem com a gente, mandam fotos, mensagens. Estão nos surpreendendo”, conclui.

Todos os atendimentos à distância estão disponíveis aos idosos que frequentam os centros de convivência, Centro Dia, assim como os serviços de fortalecimento de vínculos e proteção básica em domicílio de todas as unidades das Casas do Idoso. Somente as lives realizadas no Facebook são abertas ao público.

0 visualização
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 - Revista Vitti

Design criado por Murilo Baracho e Renata Cundari