• Colaboradores

Cancer de Pele: Doença de Jovem?

Por Dr. Érico Pampado Di Santis





Infelizmente pode ser. Recentemente publicado na revista Surgical and Cosmetic Dermatology, o artigo com o instigante título: “Carcinoma basocelular na face de adolescente não sindrômico: de raridade para uma nova realidade? Os autores do estudo são pesquisadores do Serviço de Dermatologia e de Patologia do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie, de Curitiba.


Apenas à guisa de esclarecimento, existem síndromes genéticas que cursam com surgimento de câncer de pele em indivíduos jovens, por isso os autores colocam “não sindrômico”, ou seja, indivíduos sem predisposição para o câncer estão desenvolvendo câncer de pele.


O câncer que mais afeta o ser humano é o câncer de pele. Especificamente o Carcinoma Basocelular (CBC). O que se tem notado, nas últimas décadas, é que a idade de surgimento deste tipo de câncer está cada vez mais precoce. Indivíduos com menos de 40 anos, em 2011, segundo pesquisa realizada por grupo de dermatologistas, liderados pelo Professor Miot, da dermatologia da UNESP de Botucatu representavam mais de 5% desses diagnósticos.

Os motivos que colaboram para o surgimento de CBC está bem definido: Maior exposição cumulativa à radiação ultravioleta tempo disponível para o lazer e exposição solar sem proteção, a cultura da pele bronzeada, a depleção da camada de ozônio, nossa herança étnica e tipo de pele (pele clara).


O que nos preocupa, com a incidência de câncer de pele em indivíduos mais jovens, é o fato de que o indivíduo que teve um carcinoma basocelular tem propensão a ter outro. Em 5 anos, 40% dos pacientes que tiveram um câncer desse tipo vai desenvolver outro.

Com o aumento da longevidade, somado à incidência nos mais jovens teremos um grande aumento nos casos de câncer de pele.


O que fazer:

• Evitar o sol nos horários de maior incidência de uv B (das 10 às 15 horas)

• Usar proteção solar (protetor solar, roupas com filtros UV, óculos, chapéu e sombrinha)

Vejam que o conselho de usar protetor solar mudou, use proteção solar que é um conjunto de medidas que podem evitar o câncer de pele.

4 visualizações0 comentário