• Colaboradores

5 Razões para Consumir Maçãs Orgânicas


Da Redação


Maçãs de todos os jeitos e cores e comê-las cruas traz muitos benefícios à saúde. No entanto, é preciso lembrar que a maçã é um dos alimentos frescos mais contaminados com pesticidas e inseticidas – o segundo, logo a seguir a morango, no ranking da Environmental Working Group. Portanto, comprar maçãs orgânicas pode ser a melhor opção não só para a sua saúde como para a saúde do planeta. Se ainda não está convencido, destacamos aqui cinco bons motivos para comprar maçãs orgânicas:


1. Livres de pesticidas. Apesar de os efeitos dos pesticidas no nosso corpo ainda não serem completamente conhecidos, sabe-se que podem afetar a função nervosa, levando a sintomas como depressão, ansiedade, irritabilidade, problemas de memórias, etc. De qualquer forma, certamente não vai querer aumentar o consumo de uma substância que não vai fazer nada de bom.


2. São mais nutritivas. Podem não ser tão bonitas, pois geralmente são menores, com forma irregular e com algumas marcas, mas têm uma maior concentração de nutrientes. Uma revisão de 343 estudos publicada no British Journal of Nutrition revelou que as frutas e vegetais orgânicos contêm 20 a 40% mais antioxidantes. A maçã é rica em antioxidantes que previnem distúrbios metabólicos, como destaca a publicação.


3. São mais amigas do ambiente. Uma vez que não se recorre ao uso de substâncias químicas, as fazendas de produção de maçãs orgânicas selecionam áreas e regiões onde as maçãs se dão e crescem melhor. Portanto, não se força a terra com adubos para produzir algo que ela nem tem condições para produzir bem e assim se respeitam os ciclos da natureza.


4. Tem gosto melhor. Os níveis mais altos de antioxidantes e a menor quantidade de substâncias químicas também parecem resultar num melhor sabor e aroma. Só o fato de as maçãs crescerem nos locais e nos solos que melhor as recebem já pode contribuir muito para um sabor mais adocicado.


5. Não são muito mais caras quando são sazonais. As frutas e os vegetais orgânicos são de fato mais caros, mas quando são comprados respeitando a sua sazonalidade, geralmente os preços não são assim tão mais altos do que a versão comum.

1 visualização
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon

© 2018 - Revista Vitti

Design criado por Murilo Baracho e Renata Cundari